segunda-feira, 11 de abril de 2016

Um desafio.... Ser catequista!

Este ano sou catequista do 4º ano... O que parecia ser uma tarefa fácil, uma vez que são crianças, está a tornar-se um desafio constante.
Porque em primeiro lugar são muitas crianças, o que por si já complica o trabalho; em segundo lugar, são muito barulhentos, a lógica de que só os meninos se portam mal, aqui nesta turma, essa lógica não se aplica. Tanto as meninas como os meninos são barulhentos e portam-se mal...
Em terceiro lugar, eles não estavam habituados a ter aulas de catequese, para eles, a catequese era rezar e brincar, e ambos sabemos que não é assim. Lembro-me de ter catequese nesta idade, e tínhamos aulas de catequese, brincávamos só em algumas ocasiões, quando estávamos à espera dos nossos pais.

Resumindo, tem sido uma tarefa árdua e um desafio constante, que já me fez pensar muitas vezes em desistir, em não aturar meninos e meninas mimados, onde se nota uma grande falta de disciplina.

Mas a verdade, é que todos os domingos levanto-me da cama, vou à missa e a seguir vou aturar aqueles "pestinhas". Porque a verdade é que gosto deles... São uma enorme dor de cabeça, é certo que sim, mas gosto deles, e gosto de desafios... E uma coisa é certa, se não conseguir que eles aprendam alguma coisa até ao final do ano, quer dizer que não estou a fazer um bom trabalho e neste caso, terei que repensar a minha decisão... Mas até lá, vou fazer o melhor que sei, mesmo que saía da sala com dores de cabeça e vontade de sei lá o quê...

Não vou desistir deles! São um desafio... E eu gosto de desafios!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para mim todos os comentários são importantes! Se nao for mais para crescer e trocar pontos de vista!

Fico à espera dos vossos comentários :)